domingo, 3 de julho de 2011

Alex Bohrer lança o livro “Ouro Preto: Um Novo Olhar”

A cidade símbolo da liberdade no Brasil é um convite ao passado. Centenas de prédios históricos, ruas tortuosas e um relevo único tornaram Ouro Preto o primeiro lugar do país a ser declarado Patrimônio da Humanidade. A antiga capital de Minas é o emblema maior do período de ouro da Coroa Portuguesa, mas também se tornou sinônimo de rebeldia e revolta nos ideais dos Inconfidentes.

Ao lado de toda essa riqueza vista na sede, Ouro Preto é um município culturalmente rico, condizente com a vastidão de seu território, com diversos distritos e povoados, todos a contar a história da velha Vila Rica. E é justamente com esse foco que o historiador Alex Bohrer lança o livro “Ouro Preto: Um Novo Olhar”. Com as belas ilustrações de Adenilson José, esse livro era há muito esperado.

Ouro Preto é muito mais que seus casarões, museus e igrejas. Vários distritos e povoados se espalham pelo município e são repositórios da história do antigo Termo de Vila Rica, tão quanto a famosa sede. Era urgente uma releitura de Ouro Preto, um novo olhar sobre a célebre cidade do ouro.

Alex Bohrer, professor, ouro-pretano e cachoeirense (como gosta de afirmar), é conhecido pelos estudos que desenvolve sobre História de Minas Gerais e Arte Colonial. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, no Brasil e no exterior. Foi em hora precisa - 300 anos de Vila Rica - que a Prefeitura de Ouro Preto tornou possível, através da comissão comemorativa do tricentenário, a publicação dessa obra.

Nas páginas desse livro, o leitor descobrirá uma nova Ouro Preto, pungente e surpreendentemente inexplorada.

Prepare-se, então, para uma viagem única na história de Minas e do Brasil!
------------------------
Local: Auditório do Anexo do Museu da Inconfidência

Endereço: Rua Vereador Antonio Pereira, 33, Centro Histórico – Ouro Preto

Lançamento do livro e abertura da exposição com as ilustrações originais de Adenilson José: 09 de julho, às 19h

Período da exposição: 09 a 24 de julho

Horário de visitação: 12h às 18h, de terça a domingo



-------------------------------