quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PADRE AFONSO DE LEMOS

Afonso Henriques de Figueiredo Lemos nasceu em Cachoeira do Campo em dezembro de 1847. Desconhecemos dados sobre sua infância, sabendo-se somente que desde cedo já possuía personalidade retraída. Ainda adolescente, ingressou no Seminário de Mariana, onde se ordenou sacerdote em 1871. Na ocasião foi nomeado pároco da antiga Freguesia de Rio das Pedras. Pouco depois, conseguiu transferência para sua querida Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, onde permaneceu por mais de 40 anos. Seu espírito empreendedor e seus esforços para tornar a educação acessível a todos foram reconhecidos pelo Bispo Dom Silvério - de quem se tornou amigo e companheiro em suas viagens à Roma (onde foi recebido pelo Papa Leão XIII) - e pelo Imperador Dom Pedro II que, visitando Cachoeira em 1881, conheceu sua obra.

Entre seus feitos estão: as primeiras campanhas pela educação pública de Cachoeira, que culminou com a fundação da escola que hoje leva seu nome; idealizou o Colégio Dom Bosco e o Colégio das Irmãs, conseguindo para isso a vinda dos salesianos; construiu a Igreja de Nossa Senhora das Mercês; conseguiu a instalação do primeiro telégrafo e posteriormente telefone.

Morreu em 03 de Setembro de 1911 em Hargreaves, próximo ao Trino (hoje Estação Dom Bosco). Uma multidão seguiu o cortejo que percorreu as principais ruas de Cachoeira. Padre Afonso foi sepultado em frente à capela-mor da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Por sua vida toda dedicada à comunidade, tornou-se figura muito querida e estimada, sendo até hoje lembrado com carinho pelos mais velhos.


Alex Bohrer
----------------------