quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A PONTE DE ANA DE SÁ

Ao viajante que quisesse atingir as Minas do Sabará, na Comarca do Rio das Velhas, vindo de Cachoeira do Campo, Vila Rica ou Capão do Lana, o caminho mais recomendado e utilizado era o que passava por Casa Branca, atingia o Rio das Pedras, o Rio Acima, as Congonhas do Sabará e, finalmente, Sabará. Em 1732 escreveu Francisco Tavares de Brito sobre estes percursos: “seguem-se Pouso dos Ilhéus, Lana e daqui se toma mão esquerda a quem quer ir caminho direto para Vila Real [Vila Real do Sabará] e se vai pela Cachoeira à vista da Casa Branca, buscar a passagem do Garavato”. Há grande possibilidade desta ‘passagem do Garavato’ ser os fundos dos vales desta ampla região que hoje divide os municípios de Itabirito e Ouro Preto.

Para vencer o Rio das Velhas no seu primeiro encontro com a dita estrada, foi erigida, a poucos quilômetros do centro do Arraial da Casa Branca, numa baixada muito peculiar, a famosa Ponte de Ana de Sá. Construída de pedra e madeira (como é até hoje, apesar da introdução em algumas partes de concreto e ferro), esta ponte vence o rio em dois lances: o primeiro leva o madeirame para uma ilha de pedra, natural, bem no meio do aguaceiro; o segundo leva da ilha à outra margem da estrada, já próximo à subida para vencer o vale. Poucos quilômetros acima dessa ponte, em direção a Casa Branca e Soares, ergueu-se, já em princípios do século XVIII, o povoado de Ana de Sá, com sua venda, estalagem e capela.

O topônimo ‘Ana de Sá’, posto que muito antigo, é certamente lembrança dos primeiros habitantes das Minas. Especialmente nesta região abundam nomes pessoais ou sobrenomes na toponímia local: Soares, José Henriques, Maciel, Sérgio, Lana, Mota, Paiva, Fernandes, Catarina Mendes etc.

Tal ponte era passagem obrigatória aos viajantes, tendo recebido a visita e a menção de alguns ilustres personagens do século XIX, como os cientistas naturalistas Auguste de Saint-Hilaire, Spix e Martius, alem de nosso imperador Dom Pedro II.


Alex Bohrer
----------------------