segunda-feira, 12 de abril de 2010

Honório Esteves

Pouca gente sabe, mas um dos maiores artistas mineiros do século XIX, Honório Esteves, nasceu em Santo Antônio do Leite, por volta de 1860. Conta-se que desde cedo manifestou seu gosto pela pintura, executando pequenos trabalhos e expondo-os em Ouro Preto. Em 1871 já estudava desenho com o professor Chenoti. No mesmo ano torna-se moedor de tintas do pintor ouropretano Cardoso Resende. Em 1873 continuou seus estudos no Liceu Mineiro. Em 1875 aperfeiçoou seu desenho com o professor Bernardino de Brito.

Em 1880, com apenas 20 anos, fez retoques no forro da capela-mor da Matriz de N. Sra. de Nazaré de Cachoeira do Campo, serviço primoroso que certamente lhe deu projeção e fama. Conta certa lenda que D. Pedro II, impressionado com a perícia do jovem pintor, concedeu-lhe bolsa de estudos no Rio de Janeiro, para onde rumou, consagrando-se como exímio artista. De retorno à sua terra, Santo Antônio do Leite, executou excelentes pinturas de forro na Igreja de Santo Antônio. Em Cachoeira, além da Matriz, há obras suas no Colégio D.Bosco e na Escola Estadual Pe. Afonso de Lemos. Na diretoria desta última está o belo quadro, de 1883, retratando o Pe. Afonso. Na parte inferior da pintura, a assinatura caprichosa de Honório Esteves.

Ainda há muito que se estudar sobre este grande artista. No começo da década de 80 foi organizada a exposição “Eu, Honório Esteves” no Museu Mineiro. A nossa população, porém, especialmente a de Santo Antônio do Leite, parece desconhecer este filho ilustre, que tantas obras de arte legou ao Brasil.

Alex Bohrer
------------------------